sábado, 29 de maio de 2010

IMPORTÂNCIA DAS CONSULTAS VETERINÁRIAS REGULARES

Hoje vou comentar sobre a importância de realizar visita periódicas ao Veterinário.


Da mesma forma que procuramos o médico para realizar "check-ups" anuais, é importante que nossos animais visitem o veterinário pelo menos uma vez ao ano além do período de vacinação, com o intuito de realizar um check-up e avaliar sua saúde.

Essa visita torna-se ainda mais importante quando temos animais mais velhos (>8 anos).

Muitos problemas podem ser diagnosticados precocemente através de exames, o que possibilita que o tratamento seja iniciado precocemente, melhorando desta forma o prognóstico da doença.

Com uma avaliação clínica completa e alguns testes laboratoriais, podem nos dar uma visão significativa da saúde de nossos animais.



Alguns dos problemas freqüentemente encontrados:



Problemas urinários – infecções/inflamações, cristais, cálculos etc...

Problemas renais – doenças renais crônicas, etc...

Problemas odontológicos – tártaro, gengivites, reabsorções dentárias, etc...

Problemas otológicos – infecções/inflamações

Problemas oftálmicos – cataratas, glaucomas, ceratoconjutivite seca, etc...

Nas próximas postagens vou detalhar alguns desses problemas.

6 comentários:

  1. PArabéns Pela CLínica Andre!!! Muito sucesso para vc! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi André!
    Fico muito feliz pela sua clínica! Sucesso aí pra vc! Em breve farei uma visita!
    Bjão
    Leila Taranti

    ResponderExcluir
  3. Parabéns André,

    Ja estamos juntos ha 08 anos, você já é um especialista na raça que crio e amo, os Dogos Argentinos.
    Agradeço de público sua paixão pelos Dogos, dedicação e paciencia para me aturar a qualquer hora do dia e da noite.
    Desejo muito sucesso neste novo empreendimento e pode contar sempre com o Guerrero Blanco.

    Marcos Vianna Nunes
    Criadero Guerrero Blanco
    Dogos Argentinos
    www.guerreroblanco.com

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiii!!! Tudo bem????
    Acho q te conheço. Vc trabalhava no Hato não é???
    Levei minha cachorra lá e vc atendeu. Era a Sandy uma podle q tinha tumor de mama e vc operou lembra????
    Bjossss

    ResponderExcluir
  5. Oi André tudo bem? Quero comentar com você uma questão , que deve fazer parte da preocupação de todo dono de bichinho responsável mas medroso e preocupado.
    Tenho como vc sabe 5 gatos , amo eles de paixão e estão todos ,com exceção de um , na faixa dos 10 anos , ou seja todos segundo suas orientações na época de um check up.
    Mas, me preocupo com aquele exame de tirar urina da bexiga com agulha , a limpeza de tártaro com anestesia geral.... tudo me parece muito assustador .... e se algo acontecer? Vou pensar , que se não tivesse inventado nada disso teria acontecido..... por outro lado , se um deles ficar doente dos rins ou do coração e eu não os puder salvar , por falta de dinheiro ou por falta de tempo (procurei tarde pq não fiz prevenção ) também não vou me perdoar....
    Então , como uma dona consciente , mas covarde , que não gosta de ver seus felinos nem tomando injeção eu te pergunto e aí??????
    Você pode me dar segurança de 100 % que estas práticas preventivas são eficientes e seguras? Não corremos riscos de machuca-los , vc mesmo faz os procedimentos ou é um terceiro?
    Grande abraço. Rita,Miss, Robinho,Samantha,Gerald e Max.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ RITA!
    SUAS DÚVIDAS SÃO COM CERTEZA AS DÚVIDAS DE OUTROS PROPRIETÁRIOS E DIRIA ATÉ DA GRANDE MAIORIA DOS DONOS DE ANIMAIS IDOSOS.
    EU ESTARIA SENDO DESONESTO COM VOCÊ E COM TODOS SE EU DISSESSE QUE NÃO EXISTE RISCO ALGUM, POIS TODO PROCEDIMENTO QUE REQUER ANESTESIA (PRINCIPALMENTE ANESTESIA GERAL) EXISTE RISCO, PORÉM HOJE EM DIA AS TÉCNICAS E FÁRMACOS ANESTÉSICOS ESTÃO BASTANTE DESENVOLVIDOS O QUE DIMINUI OS RISCO, TEMOS REALIZADO ANESTESIAS EM ANIMAIS COM IDADE AVANÇADA 16 - 18 ANOS, E OS PROCEDIMENTOS ESTÃO TRANSCORRENDO BEM, AGORA NÃO EXISTE COMO GARANTIR 100 % DE CERTEZA QUE NADA DARÁ ERRADO.
    QUANTO A COLETA DE URINA POR CISTOCENTESE, É UM PROCEDIMENTO TRANQÜILO, JÁ REALIZAI VÁRIAS VEZES E VI SER REALIZADO MUITAS OUTRAS VEZES SEM QUE NADA DESSE ERRADO, O IDEAL É QUE O EXAME SEJA REALIZADO NO LABORATÓRIO COM AUXILIO DO US PARA GUIAR A AGULHA, EM ANIMAIS MAIS MAGRO E QUE ESTEJAM COM A BEXIGA BEM CHEIA É POSSÍVEL SER REALIZADO SEM O US.
    OS LABORATÓRIOS QUE EU INDICO PARA A REALIZAÇÃO DOS EXAMES, SÃO LABORATÓRIOS QUE TÊM PROFISSIONAIS EM QUE EU CONFIO, QUE ESTÃO HABITUADOS A REALIZAÇÃO DESTES EXAMES.
    MESMO APÓS EU TER ESCRITO TUDO ISSO TENHO CERTEZA QUE A DÚVIDA AINDA VAI ESTAR APERTANDO SEU CORAÇÃO, POIS A DECISÃO AINDA É MUITO DIFÍCIL. MAS A PREVENÇÃO E/OU DIAGNÓSTICO PRECOCE AINDA SÃO A GRANDE ARMA NO TRATAMENTO DE ALGUMAS DOENÇAS, ENTÃO ACHO QUE VALE O RISCO...
    ESPERO TER SIDO ESCLARECEDOR.
    QUALQUER DÚVIDA É SÓ POSTAR!!!
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir